RollingStone: Bebe Rexha em seu longo caminho para o estrelato solo




Um dia, enquanto trabalhava no estúdio com um colaborador insistente, Bebe Rexha sabia que ela já tinha o suficiente.
Seu parceiro na sessão estava tendo problemas com o ProTools. Rexha conhecia bem o programa de gravação, tendo usado durante seus anos como compositora adolescente, quando não podia pagar produtores, engenheiros ou tempo de estúdio. Então ela decidiu oferecer alguma ajuda.
“Eu me lembro de estar na sessão e eu disse: 'Ei, por que você não tenta isso?' e ele me calou como se eu não fosse nada [...] Então eu levantei e saí de lá. Ele era um artista realmente grande na época, mas eu me recuso a estar perto de um homem que me fez sentir pequena ”.



Durante a última década, a cantora de 28 anos tem sido de tudo, desde um escritor de bastidores a grandes sucessos como “Monster”, de Rihanna e Eminem, até o vocalista de Black Cards, uma banda do baixista do Fall Out Boy, Pete. Wentz se formou durante o hiato de seu grupo principal. Todo o tempo, ela parecia pronta para uma verdadeira descoberta pop, mas nunca chegou lá.

Nascida no Brooklyn e criada em Staten Island, a filha de pais albaneses começou a escrever canções quando tinha oito anos e começou a levar a sério a sério aos 16 anos. Ela cresceu viciada em pop e R & B, se apaixonando por Britney Spears, Destiny's Child, Aaliyah e Keyshia Cole.
"Eu estava sempre na música", diz ela, observando que ela tocava trompete, violão e piano quando criança. Suas primeiras canções se inclinavam mais para o neo-soul, e ela fazia suas próprias batidas. “As músicas tinham as características dos anos 80 porque eu ouvia muito Swizz Beatz e Kanye West na época”, diz ela.
Rexha e duas de suas amigas começaram um grupo de garotas. “Ficávamos depois da aula por horas e pedíamos aos professores que nos deixassem ficar [e escrever]”, diz ela. “Nós não tínhamos nenhum outro lugar onde pudéssemos nos encontrar então nós sentávamos do lado de fora do auditório, escrevíamos músicas e as gravávamos em nossos gravadores de fita cassete. Era tão divertido."
Um ponto de virada veio quando ela ganhou o prêmio de Melhor compositor adolescente em um evento do Dia do Grammy. Ela assinou contrato com um caçador de talentos e começou a viajar para Manhattan para fazer aulas de composição. Um encontro casual com Wentz em um estúdio em Nova York levou-a a ingressar na Black Cards aos 19 anos, um loucura que foi sua primeira experiência no estilo de vida acelerado do pop.



“Na época, eu achava que música era apenas escrever e apresentá-las”, continua ela. “[Minha] primeira vez deixando o país sozinha foi quando eu tinha 19 anos e fomos para Dubai porque tínhamos um festival. Isso foi realmente assustador para mim, mas é quando você realmente aprende, ao invés de as pessoas dizerem o que vai acontecer.

A Bebe Rexha e a Black Cards se separaram em poucos anos, uma lição inicial nas políticas e desapontamentos na indústria da música. Ela se recompôs e voltou à estaca zero, desta vez como escritora e intérprete solo. Ela começou a escrever para artistas como Selena Gomez, mas sua sorte mudou quando Eminem escolheu o refrão de sua demo “Monster”.  Mesmo que Rihanna cantasse sua versão final, uma número um vencedor do Grammy foi um grande impulso para o currículo de Rexha. Simultaneamente, ela começou a lançar singles solo que ajudaram a construir seu público, incluindo “I Can’t Stop Drinking About You” e “Hey Mama”, uma colaboração com David Guetta e Nicki Minaj.
Três EPs e inúmeros singles depois, Rexha finalmente lançou  Expectations, um álbum que leva sua ‘estrada sem fim’ para uma carreira estável no pop.
“Eu vinha pensando no título  Expectations  há anos porque nada acontece como esperado”, explica ela. Uma das surpresas foi “Meant to Be”, sua colaboração country-pop de 2017 com a dupla Florida Georgia Line - originalmente lançada em seu EP All Your Fault: Pt. 2  - e seu primeiro hit Top 10 como artista principal. A dominação da música na rádio e nos streamings online no inverno passado é o que inspirou Rexha a finalmente encontrar e criar seu primeiro álbum completo.
“Depois que eu publiquei [o EP]  All Your Fault: Pt. 2 , eu estava tipo, 'OK, isso é loucura que eu tenho um hit pop country. É meio estranho e legal e incrível. Esse mundo [country] me inspirou a escrever músicas que eu amo, então o projeto começou a se unir. ”


Ela escreveu a maior parte de seu último álbum em sua banheira, inspirada por sua vida e experiências de relacionamento durante os últimos anos. Músicas como “Knees” e “I'm a Mess” são olhares sobre a dinâmica do romance e autoestima, enquanto “Ferrari” faz com que ela reflita sobre como sua ambição e carreira a deixaram se sentindo isolada (“Living in the fast lane is getting kind of lonely", ela canta no refrão crescente, mas ‘mal-humorado’.

"Eu não acho que você pode ter os dois", diz ela sobre equilibrar sua vida romântica com sua carreira. “Para mim, é um ou outro. É minha música ou amor. Agora, é tudo sobre a minha música”.
O mesmo vale para relações platônicas. “Eu não tenho muitas amizades”, ela admite. “Tenho pouquíssimas, mas amizades muito fortes. FaceTiming é uma dádiva de Deus e é realmente importante. É difícil, mas vem com o território”.
Para Rexha, ela encontrou intimidade com outras pessoas no estúdio, quebrando barreiras emocionais com colaboradores como Justin Tranter para fazer um álbum que ela considera uma representação honesta e autêntica de sua vida.
“Eu acho que muitas pessoas com quem trabalho passaram por algo na vida e eu realmente me identifico com essas pessoas”, explica ela. “Todos nós temos essa bolha ao nosso redor que realmente nos protege. Esta parede invisível. Eu realmente me conecto com pessoas que podem derrubar essa parede. Quando você está escrevendo, todos na sala precisam ser mais transparentes para escrever uma música realmente incrível.”



Desta vez, seus colaboradores foram receptivos à sua contribuição. Mas ela enfatiza que teve sua parcela de experiências ao navegar pela indústria antes das  Expectations.  "Eu estava em milhares de quartos com milhares de homens e alguns deles eram realmente desprezíveis e ruins, mas para mim era tudo sobre a arte", diz ela. “Se eu sentisse que estava sendo aproveitada ou desrespeitada, sairia. Eu ficaria tipo: 'Foda-se essa pessoa. Estou fora”.
Mesmo com um álbum que ela mesma controla seu som, Rexha não tem vontade de desacelerar tão cedo. Ela quer voltar ao estúdio neste verão para trabalhar em um projeto que poderia ser lançado já neste inverno. Ela também gostaria de voltar a Nashville para escrever e gravar, embora não para outro projeto country no momento. "Há muitos escritores incríveis lá, e eu gostaria de escrever algumas ótimas músicas pop com eles", diz ela.
Agora que a longa jornada para seu álbum de estreia chegou ao fim, Rexha diz que quer visitar o Japão e a Austrália pela primeira vez, decorar o interior de sua nova casa em Los Angeles e, mais importante, pegar a estrada para a tour e as novas músicas e ver seus fãs. Ela está definindo suas expectativas mais altas do que nunca, mas mantendo uma mente aberta.
"A vida vai te soprar na direção que você quer", diz ela. Claramente, ela está falando pela experiência.

Imagens: Dennis Leupold, Side Stage Magazine.
Esta foi uma tradução livre, a publicação original pode ser acessada aqui.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.